Sistema Max Protection

Descrição do Sistema

O Sistema Acrílico Max Protection é um revestimento 100% acrílico elastomérico à base de água para aplicação em telhados ou paredes laterais externas de Fibrocimento, Alumínio, Galvanizado, Concreto, EPDM, PVC, TPO, Espuma de Poliuretano e Fibra de Vidro.

O Sistema Max Protection é um revestimento também chamado de Superfície Fria ou Refletiva, que reflete 90% dos raios solares que atingem a superfície da cobertura, reduzindo em até 25º centígrados a temperatura de contacto da chapa do telhado.

Esta redução de temperatura oferece as seguintes vantagens:

1. Elimina o choque térmico da superfície, responsável pelos vazamentos através das juntas dos parafusos e através das trincas provocadas pela contração e dilatação da superfície (Choque Térmico).

2. Elimina o calor radiante para dentro do edifício, deixando a temperatura ambiente muito mais amena e confortável para os que trabalham nele.

3. Reduz significativamente os gastos com energia elétrica dos aparelhos de ar condicionado, bem como gastos com manutenção dos mesmos.

4. Por ser aplicado na forma liquida acompanha toda e qualquer geometria da superfície, revestindo toda a área e transformando o telhado em um bloco monolítico, sem juntas e sem chances de penetração de água.

5. Por ser altamente refletivo e manter a superfície fria evita a formação das famosas “ilhas de calor”, que tanto transtorno causam nas áreas metropolitanas.

O Sistema Maxtherm é formado pelos seguintes produtos:

1. ISOLANTE TÉRMICO: MAXTHERM#2000

Revestimento de resina 100% acrílica a base de água, saturado com cerâmica sintética, com baixo valor de condutibilidade térmica (valor K), baixa absorvitância, alta refletividade, alta emissividade, resistente as irradiações ultravioleta e infravermelho, e resistente á atmosfera química agressiva.

2. IMPERMEABILIZANTE: MAXPROOF#3000

Membrana impermeabilizante acrílica, flexível, para impermeabilização de superfícies na espessura de 500 microns.

3. PRIMER ANTICORROSIVO: MAXRUST#4000

Primer anticorrosivo a base de isocianato epóxi bi-componente. Além de dispensar o jateamento ao metal branco é necessário para sua aplicação a remoção total das carepas e de quaisquer vestígios de ferrugem. Após a aplicação é formado um filme que impede a presença de oxigênio evitando a continuidade do processo de corrosão.

Os produtos acima podem ser aplicados em conjunto ou em separado, de acordo com a necessidade do projeto. Por serem da mesma família de acrílicos, combinam-se em perfeita harmonia. O Sistema Max Protection é a solução perfeita para problemas de coberturas existentes. Sua aplicação não interfere, em nenhum momento, nas atividades executadas no interior do ambiente onde é instalado.

Comportamento do Sistema

Conforme já citado anteriormente, a cerâmica é a grande responsável pela refletividade e emissividade do revestimento juntamente com a cor branca. A cerâmica é adicionada ao revestimento durante o processo de fabricação do mesmo, que por se tratar de um produto na forma líquida, faz com que as esferas cerâmicas fiquem em suspensão e desalinhadas devido ao grande espaço existente.

Quando aplicadas sobre as superfícies, enquanto a camada estiver molhada, as esferas continuarão desalinhadas e com um certo espaçamento entre elas, permitindo assim, que uma parte da irradiação solar possa penetrar o revestimento e passar entre as esferas (fig. 1).

À medida que o revestimento vai secando e entrando no processo de cura, inicia-se a evaporação dos líquidos do sistema, fazendo com que a espessura da camada diminua gradativamente até atingir uma redução de aproximadamente 40%. Essa redução na espessura do revestimento fará com que as esferas, antes dispersas, se agrupem de forma comprimida e, por serem redondas, formem um escudo geometricamente perfeito (fig. 2).

PINTURA NORMAL

As pinturas brancas ajudam a atenuar a irradiação solar através da refletividade, porém, a maior parte do calor penetra na camada através da condução, irradiação e convecção, pois não contam com a proteção das esferas cerâmicas (fig. 3).

MAXTHERM#2000

A maior parte do calor que penetra no revestimento é bloqueado e devolvido através da alta refletividade, alta emissividade, baixa absorção e baixo valor de condutibilidade térmica das cerâmicas, que formam o escudo de proteção interno do revestimento.

SISTEMA MAX PROTECTION

Eficiência do Isolamento Térmico

O fenômeno da energia radiante sob o sol, provoca o aquecimento instantâneo do corpo humano, ocasionando desconforto térmico. Quando colocamos este mesmo corpo sob à sombra de uma árvore, eliminando o efeito do calor radiante e a sensação térmica fica mais agradável.

A aplicação do Sistema MAX PROTECTION em coberturas, garante que a temperatura interna do ambiente seja no máximo de 1°C a 2°C acima da temperatura externa à sombra de uma árvore (não sendo considerada, logicamente, eventual geração interna de calor, como a instalação de um forno ou motor que gere calor).